O poder da convicção

Que verso de conforto para este dia: “peça o que quiser …”. É como um sonho, palavras que gostaríamos de ouvir todos os dias. E de repente, você começa a ler a Palavra de Deus e encontra essa promessa maravilhosa, uma verdade, uma promessa na qual podemos estar diante de Deus e reivindicar. A Palavra nos diz que Deus é fiel e que Ele cumpre todas as suas promessas. Mas não é assim tão fácil, não é?

Como filhos do Criador, podemos reivindicar o que o versículo nos diz. Mas irmãos, antes de tudo temos que saber o que nos leva a essas promessas.

Há muitos que repetem as promessas de Deus infinitamente dia após dia, mas há um requisito fundamental para estas promessas serem cumpridas: devemos permanecer em Cristo e a sua Palavra deve permanecer em nós. Podemos até achar tudo isto muito complicado e que não dará certo, só podemos reivindicar a promessa com esta condição.

Quando nós temos diariamente a intimidade com Deus, e tentamos andar como o Senhor nos ensinou, vamos adquirimos uma vida plena e completa com o Senhor, e é aí que o Pai se alegra em nós e nos recompensa pela obediência, a nossa fidelidade e nos abençoa. Também não podemos esquecer de que muitas coisas que pedimos não nos convém e não está na vontade de Deus. Para ver algumas promessas cumpridas, Deus irá nos preparar primeiro.

O que significa permanecer em Cristo?

A exortação a “permanecer” muitas vezes tem sido mal compreendida, como se fosse uma experiência especial, mística e indefinível. Mas Jesus deixa claro que isso realmente implica uma série de realidades concretas.

Em primeiro lugar, a união com o Senhor depende da Sua graça. É claro que estamos ativamente e pessoalmente unidos a Cristo pela fé (João 14:12). Mas a própria fé é baseada no agir de Deus. É o Pai que, como o divino Jardineiro, nos enxertou em Cristo. É Cristo, que através da Sua Palavra, quem nos purificou para nos preparar para a união com Ele (15: 3). Tudo é soberano, tudo é pela graça.

Em segundo lugar, a união com Cristo significa ser obediente a Deus. Permanecer envolve nossa resposta ao ensino de Jesus: “Se você permanecer em mim …” (João 15:7a). Paulo fala disso em Colossenses 3:16, onde ele escreveu:

É uma declaração intimamente relacionada à sua exortação em Efésios 5:18:

Simplificando, permanecer em Cristo significa permitir que Sua Palavra encha nossa mente, direcione nossas vontades e transforme nossos afetos. Em outras palavras, nosso relacionamento com Cristo está intimamente ligado ao que fazemos com nossas Bíblias! Então, com certeza, quanto mais a Palavra de Cristo habitar em nós e o Espírito nos encher, começaremos a orar de maneira consistente com a vontade de Deus. E assim vamos descobrir a verdade da maravilhosa promessa de nosso Senhor, que muitas vezes aplicamos mal:

Quanto ao que Deus quer revelar dentro de nós, não há um fluir disso se não meditarmos dia e noite na Palavra. Você pode colocar os pensamentos de Deus no seu maneira de pensar.

Como são seus pensamentos, assim será sua vida também. E esses pensamentos têm que concordar com o que Deus pensa de você. Deixe o passado para trás e viva de acordo com os pensamentos de Deus!

Quando o povo de Israel saiu da escravidão, eles deixaram o deserto e tiveram que entrar na terra prometida. E eles tiveram que mudar o pensamento que eles tinham, porque eles estavam ligados ao passado no Egito.

Eles precisavam renovar sua mente a respeito do que Deus estava falando, a fim de vencer diariamente e não sair dos planos de Deus para eles, pois Deus tinha grandes coisas para eles.

É por isso que é necessário meditar a Palavra dia e noite. Às vezes, quando acordamos no meio da noite, é para meditarmos na Palavra e não para pensarmos em coisas do passado ou em alguns conflitos que estão acontecendo em nossas vidas.

É por isso que muitas cristãos se enchem de preocupações e não são capazes de ir dormir com paz: eles não se enchem da palavra de Deus.

Em João 15:7, Jesus nos deixou uma promessa maravilhosa: se permanecermos nele e em sua Palavra, tudo o que pedirmos será feito. Temos que tomar posse das promessas de Deus e meditar na Sua palavra dia e noite e assim sermos um rio de água viva.

Que possamos permanecer em Cristo com todo o nosso coração. Que o Senhor nos abençoe e continue a nos transformar para sua glória!

Ore:

Senhor, me dê a sabedoria de permanecer sempre firme, seguindo as convicções que encontro à luz da Sua Palavra. Sei que se a minha vida for construída sobre a rocha da Tua verdade, tudo será sempre livre. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.