A paz da Sabedoria

Como posso ser um amigo de Deus?

O apóstolo Tiago começa o capítulo 4 de sua carta aos judeus com uma pergunta interessante: de onde vêm os guerras e contendas? Você já se perguntou isso? Tudo o que somos e fazemos é nascido de decisões que surgem do nosso coração, de nossos desejos e vontades. O livro de Tiago nos diz que algumas coisas que podem direcionar nossas vidas podem ser ganância, inveja ou nosso desejo de gastar em prazeres da carne ou prazeres egoístas. Depois de mencionar isso, ele faz mais uma pergunta: você não sabe que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? As perguntas que surgem ao ler isso são: “O que é o mundo? Como fazemos amizade com o mundo? Como posso ser um amigo de com Deus?”

O mundo       

A palavra “mundo” aparece mais de 200 vezes na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Em muitas ocasiões, refere-se ao planeta Terra, mas em 1 João 5:19 diz:

O mundo é o lugar para onde Satanás foi enviado para aguardar seu julgamento, é o lugar onde seu reino de trevas e perdição está estabelecido. 1 Timóteo 1:15 diz:

e Efésios 2:1-3 diz que:

O mundo representa Satanás e tudo o que se opõe a Deus e à Sua Palavra, é tudo (pessoas, coisas ou experiências) que nos leva a satisfazer nossos desejos desordenados da carne e nossos pensamentos errados acima de buscar e agradar a Deus. Portanto, a Bíblia diz que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus.

Amizade com o mundo

Temos amizade com alguém quando, depois de passar um tempo com esta pessoa, percebemos que temos interesses em comum e que gostamos da companhia dela. Quando percebemos, decidimos apoiá-la, procuramos concordar com ela e estamos dispostos a fazer esforços extras para agradar e conhecer mais esta pessoa. É este o relacionamento que você tem tido com Deus? Para fazer amizade com o reino das trevas, é só não investir tempo com Deus. É muito fácil! O mundo cuidará do resto, apresentando pessoas que satisfaçam seus desejos carnais, encherá sua mente de pensamentos egoístas, abraçará você com hábitos e vícios, roubará seu coração com falsas histórias de amor, te mostrará as riquezas que você deve cobiçar e invejar, e irá puxar você facilmente, para que você não precise se esforçar muito para ser “como todo mundo”. E quando você menos perceber, o reino das trevas estará direcionando a sua vida e matando a sua vontade de conhecer a Deus, como o apóstolo Paulo escreveu na carta aos Efésios:

Amizade com Deus

Deus anseia por ter um relacionamento contigo e tem ciúmes de você. Isso significa que Ele tem um grande desejo e interesse por você e anseia ver você tendo toda a alegria e felicidade nEle. Alguns anos atrás, ouvi um pregador dizendo que pediu para as crianças descreverem com uma palavra o amor dos pais por elas. Elas disseram: TEMPO.

Em Provérbios 23:26 podemos ver o que Deus quer para nós:

Deus quer encher o seus coração de amor e vida.

Ele quer te mostrar a razão pela qual Ele criou você. Ele quer que você tenha uma vida plena e abundante. E como diz o Salmo 138:8, Ele quer cumprir Seu propósito em sua vida.

Existem apenas dois reinos nos quais você pode viver: o de Satanás (o mundo) ou o de Deus. Não há outro, ou você está com Deus ou sem Ele. Ou os princípios de Deus dirigem a sua vida ou o mundo o dirige. Ou o amor de Deus enche o seu coração ou você vive desesperado para tentar preenchê-lo com o que o mundo oferece. Ou você se sente cheio de vida ou você se sente vazio e incompleto. Não há outra possibilidade! Você é amigo de Deus ou amigo do mundo.

Quero ser Amigo de Deus

Se você percebeu que tem investido pouco tempo em um relacionamento com Deus e que tem mais desejo de agradar as pessoas do que a Deus, então você deve prestar atenção ao seguinte pontos e decidir hoje em seu coração se você será ou não amigo de Deus. O querer é demonstrado pelo fazer, e a fé se manifesta em nossas ações:

1) Submeta-se a Deus. Se Deus é seu Senhor, você deve viver de acordo com as regras (mandamentos) e os princípios de seu Reino. A primeira coisa que você precisa fazer é orar para dar seu coração a Jesus e dizer a ele para se tornar o Senhor da sua vida. Viva todos os dias lendo a Palavra de Deus, obedecendo o que ela nos ensina e se distancie de tudo o que tem afastado você da presença de Deus.

2) Resista ao diabo. Como todo senhor, o diabo não gosta de perder um dos seus. Por isso ele vai tentar tirar você do caminho, quando você decidir começar a viver no reino de Deus. A Bíblia diz que devemos resistir a isso. Como fazemos isso? O diabo não forçar você a fazer algo ou muito menos te amarrar e arrastar para o reino dele. O que ele pode fazer é enviar pessoas, levar você a ter hábitos ou experiências que te encorajem a satisfazer seus desejos carnais. Ele vai tentar convencer você, pois ele sabe que O pecado dentro de você o afastará de Deus e então ele usará toda a sua força para reconquistar o seu coração.

3) Limpe as suas mãos e o seu coração. Para não cair nas tentações do diabo, você precisa adotar a disciplina de manter-se limpo e cuidar do seu coração. Seu coração está contaminado pelo que você ouve e vê. Analise seriamente o que você está vendo e com quem você está passando tempo junto. Comece a ler a Palavra, frequente uma igreja e se envolva com amigos que amam a Deus. Se você já pecou, ​​assim que sentir aquele sentimento de culpa, naquele exato momento, sem perder tempo, faça uma oração e peça perdão a Deus. Aceite o Seu amor não de ouvidos aos pensamentos de condenação do diabo. Levante-se e continue vivendo de acordo com o que Deus te ensinou.

4) Humilhe-se diante do Senhor. A palavra humilhar-se não é a nossa palavra favorita, mas humilhar-se significa render-se a alguém. Significa deixar o próprio amor e a dignidade em segundo plano para deixar o amor de Deus governar a nossa vida e nossas emoções. É parar de ver a si mesmo com os próprios olhos e começar a se ver com os olhos de Deus. A força que você tanto deseja para vencer o pecado e viver em liberdade é mencionada na Bíblia: a graça de Deus. A Bíblia nos diz que a graça de Deus é para os humildes, para aqueles que todos os dias buscam a Deus e leem a sua Palavra, reconhecendo que precisam de um salvador, para aqueles que não é o dono de si mesmo, mas tem um Senhor que os dirige.

Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você. Quem sabe fazer o bem e não o faz, é considerado pecador. Não há nada melhor do que orar, buscar a Deus e ler sua Palavra com o firme propósito de conhecer o Seu coração e Seu caráter para aplicá-lo em nossas vidas. Faça o bem, decida ser amigo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.