O coração de Deus

A maioria das pessoas tem muitos conhecidos, mas todos temos uma profunda necessidade de ser conhecido e compreendido pelo nosso próximo.

Assim como você não quer ser conhecido apenas pelos detalhes superficiais em alguns momentos da sua vida, não basta conhecer o Senhor. Ele quer que saibamos como Ele pensa e sente, o que é importante para Ele e quais são Seus propósitos. Com certeza, é impossível ao homem conhecer completamente a mente do Criador do universo. Em Isaías 55:9, Ele nos diz:

A profundidade e a largura da mente de Deus é tão grande que nunca seremos capazes de entendê-la completamente nesta vida.

No entanto, podemos entender melhor o coração de Deus e Sua natureza, buscando intensamente e aprendendo dia a dia na Palavra. Se realmente queremos seguir o caminho de Deus, precisamos conhecê-lo de verdade. Nós conhecemos melhor nossos amigos compartilhando mais experiências juntos. Da mesma forma, também entenderemos melhor a Deus quanto mais andarmos com Ele e meditarmos sobre o que Ele revelou sobre Si mesmo na Bíblia.

ENCONTRANDO A DEUS

Deus quer que você O procure com todo o seu coração e Ele promete que, se você fizer isso, você O encontrará:

Deus está em toda parte e não é difícil de ser encontrado. Por isso, encontrar Deus acaba sendo uma tarefa simples. O povo de Judá poderia ter dito a mesma coisa, mas na realidade como Isaías descreveu: seus corações estavam longe de Deus (Isaías 29:13).

Saiba que Deus sempre estará procurando por nós. Podemos ver isso de Gênesis (Gênesis 3:9) a Apocalipse (Ap 3:20). Mas nessa busca divina, é sempre o homem que sempre que se afaste de Deus. O homem foge dEle porque quer encontrar a felicidade nas coisas materiais ou nas pessoas que a curto, médio ou longo prazo o deixarão frustrado. Deus procura o homem e o homem está sempre procurando uma maneira de fugir, mesmo que ele não perceba.

Devemos lembrar que o homem, por natureza, não gosta do espiritual. Ler a Bíblia, orar a Deus, ajudar outras pessoas e pregar o evangelho não é muito divertido e emocionante para a maioria das pessoas. É melhor irmos ao cinema, praticar esportes, sair para nos divertir, comer e beber até ficarmos felizes. De fato, se olharmos dessa maneira, as questões espirituais não são nem um pouco tentadoras.

Dentro deste contexto, poderíamos perguntar novamente: como encontrar Deus? O versículo diz: “…e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Esse versículo tem no hebraico a palavra “ki”, uma condicional no hebraico, que é pode ser traduzido como “porque”. Poderíamos dizer que encontraremos Deus “se apenas se”, “somente quando”, “certamente”. Não há outra maneira, não há várias maneiras. Só existe uma maneira de procurá-lo com todo o seu coração (do hebraico lebab) que tem a ver com mente, alma e espírito (que é a concepção hebraica do coração).

Não podemos encontrar Deus somente quando vamos à igreja. Além disso, às vezes vamos à igreja e não encontramos Deus. Não porque Deus não está lá, mas porque nós não o procuramos de todo o coração. Porque nós vamos à igreja muitas vezes por rotina e costume. É por isso que muitas pessoas criticam a igreja, reclamam, dormem durante o culto, ficam entediados e até questionam. E assim essas pessoas nunca encontrarão Deus. Para encontrar Deus, devemos procurá-lo através da Bíblia, oração, jejum e, é claro, pregando o evangelho. Certamente não será fácil, mas é por isso que para ser um cristão é necessário coragem. É preciso lutar, ter força, coragem e muito mais. Mas tenha certeza de que você nunca estará sozinho. Você quer encontrar Deus? Procure com todo o seu coração, por completo, com toda a sua vida. Com sua mente, com seu corpo e seu espírito.

Ore:       

Senhor, deixe-me encontrá-Lo em todas as circunstâncias da minha vida, para que seja a Sua mão me guiando. Para que eu tenha a Sua bênção e sempre siga os planos que Tu preparaste para a minha vida. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.