O poder da Oração

Um dia, quando fiquei profundamente preocupado com um membro da minha família. Eu encontrei encorajamento em uma parte da história do profeta Samuel, um sábio líder dos israelitas. Ler sobre sua intercessão pelo povo de Deus ao enfrentar um problema intensificou minha decisão de orar por aquela pessoa que eu tanto amava.

Os israelitas enfrentaram a ameaça dos filisteus, que já os haviam derrotado quando o povo de Deus parou de confiar nEle. (Leia 1.Samuel 4).

Depois de se arrependerem de seus pecados, ficaram sabendo que os filisteus os atacariam.

Entretanto, desta vez, eles pediram a Samuel que continuasse orando por eles (7:8), e o Senhor respondeu claramente criando confusão entre seus inimigos (v. 10). Embora os filisteus fossem mais poderosos que os israelitas, o Senhor era mais poderoso que todos eles.

Quando sofremos os desafios enfrentados por aqueles que amamos e tememos que a situação não mude, podemos ficar tentados a acreditar que o Senhor não agirá. Mas nunca devemos subestimar o poder da oração, pois nosso Deus amoroso ouve nossas orações. Não sabemos como será a resposta aos nossos pedidos, mas sabemos que nosso Pai deseja que nos apeguemos ao Seu amor e confiemos em Sua fidelidade.

A oração muda as coisas

Deus não vê a oração como um ritual, mas como uma troca viva, um diálogo afetuoso entre bons amigos. Infelizmente, hoje prevalece a ideia de que não é possível falar com Deus dessa maneira. Algumas pessoas pensam que por não serem “religiosas”, se sentem impedidas de falar com o Criador dessa maneira, como um amigo. Outros têm a ideia de que o Pai Celestial é tão sublime que está muito longe da nossa realidade e que não ouvirá suas orações.

Há quem pense que Deus tem muito o que fazer do que se preocupar com eles e com seus problemas, e que os assuntos terrenos não são importantes para Ele. Alguns se acham indignos ou muito imperfeitos. Outros se sentem culpados ou envergonhados por certos atos que cometeram.

O Senhor deseja manter um relacionamento pessoal com cada um de nós. Ele quer que o nosso relacionamento seja mais profundo, mais intenso, prazeroso de nossa vida.

E como ter este relacionamento?

Muito simples: através de Seu filho, Jesus.

Nenhum de nós é capaz de mensurar quão grande e maravilhoso Deus é. O Seu amor é tão grande e vai tão além da nossa compreensão que Ele teve que enviar um Ser capaz de exemplificar Seu amor. Alguém com quem pudéssemos nos identificar. Foi por isso que ele nos deu seu Filho Jesus.

Oração é comunicação

Como em toda amizade, seu relacionamento com Jesus será fortalecido se você se comunicar com Ele de maneira franca e frequente. Na verdade, essa é a essência da oração: comunique de coração para coração com o Senhor.

Você pode orar em qualquer lugar, a qualquer momento. Não importa se você está sentado ou em pé. Não é necessário estar em uma igreja ou em qualquer lugar em particular. A oração estabelece um elo entre o Senhor e você, onde quer que você esteja.

Benefícios que a oração nos traz

Passar tempo com o Senhor produz tantos benefícios que não podemos nem pensar em renunciar isso. Deus pode, e quer, nos ajudar a resolver nossos problemas, responder nossas perguntas, aliviar nossas tristezas, confortar-nos em nosso mal-estar, nos proporcionar alegria, nos aproximar do Céu e muito mais.

A oração muda as circunstâncias! É um dos meios que Deus usa para satisfazer as necessidades e desejos de Seus filhos, desde que seja benéfico para eles e para os outros.

O benefício de nossas orações na vida de outras pessoas

A oração pode contribuir para melhorar significativamente a vida de outras pessoas. Orar não é o mínimo que pode ser feito por alguém, mas o máximo. Nossas orações movem o coração e a mão de Deus para intervir em nome das pessoas a quem pedimos.

Você pode experimentar esse poder milagroso que funciona em sua vida quando Deus te dá soluções para seus problemas, coragem e força para enfrentar as adversidades, bem como paz de espírito, cura, perdão, amor e encorajamento.

Ore:

Senhor, me surpreende como você escuta e responde minhas orações. Apesar de não saber como serão suas respostas, sei que você sempre me conduzirá pelo caminho do bem, apesar das lutas que passo. É por isso que hoje me apego novamente ao seu amor e fidelidade e oro com a confiança de saber que, em qualquer circunstância, o Senhor cuida de mim e me acompanha. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.