O que a Bíblia diz sobre preocupação?

Enquanto eu estudava na faculdade, eu trabalhei como engenheiro de som para uma organização cristã que era envolvia uma igreja, uma escola, uma casa, um centro de reabilitação e uma livraria. Eram muitos eventos semanais e anuais que eles organizaram e eu tinha que participar trabalhando com o som. Além dos meus estudos e trabalho, eu participava de várias atividades da igreja e dirigia um estudo bíblico durante a semana. Eu me lembro que, no final de um mês de novembro, a semana dos exames finais coincidia com alguns congressos me fizeram desgastar por mais de duas semanas seguidas. No final, meu corpo não aguentou e acabei indo parar no hospital. Eu me lembro que no momento o médico disseque eu teria que ficar alguns dias para ser analisado. E isso me deu um ataque de ansiedade! Era uma sensação muito estranha em todo o meu corpo. Era como se eu tivesse vontade de sair de lá, mas ao mesmo tempo eu queria ficar. Foi um momento muito atribulado em que a enfermeira teve até que me dar alguns sedativos para me acalmar. Como é difícil lidar com a ansiedade! Como é difícil lidar com esse sentimento de inquietação e agitação física, emocional e mental. Você já passou ou está passando por algum estágio de ansiedade? O que geralmente causa isso? Às vezes, é um problema não resolvido que nos preocupa. Também pode ser alguma coisa que está por vir e que nos assusta ou algo que precisamos e não sabemos como resolver. Várias vezes eu percebi que a minha falta de paz é que me leva a um estado de ansiedade. E ansiedade nada mais é do que um reflexo da falta de confiança de que Deus me ama e cuida de mim.

Mas o que realmente deve estar em nossos corações é isso:

No final do capítulo 6 do livro de Mateus (Mateus 6:25-34), que faz parte do Sermão da Montanha, lemos Jesus Cristo agora fala sobre a questão da ansiedade e preocupações.

 Jesus percebeu, no coração do povo, a falta de tranquilidade ao viver preocupado se eles teriam comida suficiente para si e sua família ou roupas suficientes para vestir.

O que te preocupa? Falta de recursos? Falta de trabalho ou a necessidade de algo novo? Saber se um dia você vai casar? Ou se você já for casado, descobrir como restaurar seu casamento? A situação de seus filhos, seus pais ou algum membro da família? O que está roubando seus sonhos, felicidade e paz invadindo sua mente e direcionando suas emoções?

Diante da angústia dos israelitas, Jesus os convidou a mudar sua abordagem: mais importante do que comida ou roupas é como você está vivendo sua vida. Mas por que Jesus não viveu preocupado com essas coisas, se ele também era um ser humano que precisava de comida e roupas? Porque ele conhecia o coração de seu pai!

Jesus disse:

Se Deus cuida tão maravilhosamente das flores silvestres que são hoje e amanhã morrem, tenha certeza de que Deus cuidará de você! Deus cuida de nós! A mensagem é clara: se os pássaros vivem com a confiança de que seu Criador irá alimentá-las, por que não confiaremos como eles em Deus, se Ele nos mostrou seus cuidados enviando seu filho Jesus à cruz?

Jesus disse:

O dicionário Aurélio define a palavra preocupação como: “Ideia fixa, permanente, dominante e antecipada que perturba o pensamento”, ou seja, quando eu decido começar a sofrer a partir de hoje pelo que acho que poderia me acontecer amanhã, eu me preocupo. Quando escolho, a partir de hoje, não ter fé que o Senhor cuidará de mim, minha esposa, minha família, meu coração, meu namoro, meu trabalho e tudo mais.

Quando isto acontece, estou escolhendo me preocupar e colocar minhas necessidades acima da minha confiança nEle. Isso nos leva a perder o foco no poder e na provisão de Deus. E é assim que cedemos às nossas carências, medos e fraquezas!

Jesus disse claramente que a preocupação não nos ajudará a adicionar nenhuma hora a mais em nossa vida, nem avançar no futuro, nem mudará o passado ou produzirá uma solução milagrosa para a nossa situação. Todas estas coisas só podem ser mudadas pelo nosso Senhor!

Ele pode restaurar o nosso passado, cuidar do nosso futuro, e nos dar a paz no presente para aproveitar mais a nossa vida. Só Ele poder fazer um milagre para resolver o que está fora de nossas forças, conforme a Sua vontade!

O que podemos fazer quando a ansiedade e o medo batem à nossa porta?

Siga o conselho do Filho de Deus: “Busque o reino de Deus acima de tudo e leve uma vida justa, e tudo te será acrescentado”. Ou seja, procure ter um relacionamento pessoal com nosso Salvador, procure seu Reino, leia em Sua Palavra os princípios de paz, força e vida. Tenha no seu coração a justiça e confie nEle, pois Ele cuida de nós e cuidará de todas as situações fora de nosso controle.

Não deixe que a falta de fé domine seus pensamentos. Encare sua ansiedade e incerteza buscando a Deus, através da Sua Palavra e orações.

 Encha a sua mente com as promessas de Deus, e escolha acreditar em Deus ao invés de acreditar nas suas emoções.

Leia atentamente e fielmente as seguintes partes da Bíblia. Memorize-as, se possível. Escreva os versículos onde você pode vê-los todos os dias e force sua mente a lembrar deles sempre que vier preocupações.

Filipenses 4:19, 1 Pedro 5: 7, Filipenses 4: 6-7, Salmo 34:8, Isaías 26: 3, Filipenses 4:8

Você percebeu quanta paz, segurança e motivação podemos encontrar lendo a verdade e as promessas da Palavra de Deus? Há muitos versículos que estão esperando por você! Coloque em prática a memorização destes versículos e você terá mais paz e segurança para enfrentar a ansiedade e a preocupação. Lute pela sua paz, amado!

Escolha acreditar em Deus acima dos seus medos, inseguranças e mentiras do diabo que querem roubar sua paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.