Eu fui criado em um lar cristão. Tenho lembranças de mim mesmo quando eu era muito jovem, de quando tinha medo do escuro ou dos ladrões, e comecei a orar e pedir a Deus que cuidasse de mim e de minha família. Há quase 30 anos venho frequentando uma igreja cristã. Durante todos esses anos tive que conhecer muitas pessoas que chegaram e permaneceram. Também vi muitas outras pessoas que chegaram animadas, mas perderam a fé e abandonaram o caminho da Deus.

 É difícil para mim imaginar que alguém que chegou aos pés de Jesus e decide um dia parar de crer Nele e segui-lo. Mas isso não é algo novo. O mesmo povo de Israel que tinha visto milagres impressionantes e foi liberto da escravidão no Egito, acabou a maioria morrendo no deserto duvidando de Deus.

Mas quais são as razões pelas quais uma pessoa pode se afastar de Deus?

Fidelidade a Deus

Os fundamentos da fidelidade são amor e gratidão. Decidir estar ao lado de alguém em todos os momentos, cuidar desta pessoa, apoiando-a, amando-a e entregando tudo para essa pessoa não pode ser possível se não houver amor e gratidão envolvido. Jesus Cristo demonstrou sua fidelidade a Deus dando sua vida por nós e demonstra sua fidelidade dia após dia, quando ele nos perdoa por nossos pecados e nos permite conhecê-lo mais por meio de Sua Palavra e revelação. Mas e nós? O primeiro passo que alguém toma no caminho que o afasta de Deus é parar de amá-lo e ter gratidão pelo que ele fez enviando seu Filho por nós. Quando esquecemos aonde Deus nos levou, como foi que seu amor nos aceitou e mudou, quanto Jesus sofreu na cruz e como Deus nos colocou no alto, corremos o risco de endurecer nossos corações.

Coração vagando

Você consegue imaginar entrar em um relacionamento amoroso com um namorado ou namorada? Nos primeiros dias e até meses, tudo é pura felicidade! Emoções e sentimentos trabalham horas extras, fazendo a gente literalmente sentir que estamos flutuamos. Mas imagine você entrar nesse relacionamento de amor e, a partir do momento em que o namoro começar, seu namorado ou sua namorada não tem mais interesse em te conhecer ou demonstre que te ama? Como você se sentiria?

Sem dúvida, o amor que antes existia desapareceria em um mar de dúvidas, confusão e ressentimento até que o relacionamento acabasse.

Se sabemos o que faz um relacionamento terminar, por que permitimos que isso aconteça com nosso relacionamento com Deus? Chegamos um dia à igreja e fomos mudados por seu amor, nossas emoções estavam cheias, mas nunca decidimos ler sua Palavra todos os dias, envolver-se em servir na igreja ou passar algum tempo todos os dias em oração. Embora saibamos que o que todo cristão deveria fazer é orar e ler a Bíblia, decidimos vagar em nossos corações pela igreja sem investir em um relacionamento pessoal com Deus. Como esperamos que nosso amor a Deus cresça se não investimos tempo nele? A falta de interesse e compromisso faz o nosso coração endurecer! A falta de fé cresce quando a Palavra de Deus não está presente. Como esperamos que nosso amor por Deus cresça se não investimos tempo Nele? A falta de interesse e compromisso faz o nosso coração endurecer!

Viver levianamente

O oposto da firmeza é algo macio, fraco ou fácil de carregar. A vida cristã requer firmeza espiritual, física e emocional todos os dias. Seguir Jesus implica tomar a cruz todos os dias e seguir a ele. É um compromisso e um esforço que renovamos todos os dias. Se somos inconstantes em nosso relacionamento com Deus, a falta de fé, o desânimo e a desobediência assumem o controle de nossa vida e enfraquecem nossa fé até os nossos corações se tornarem frios e endurecidos.

Como é possível os israelitas, depois de verem milagres tão grandes como passar pelo Mar Vermelho, ver o maná caindo todas as manhãs, ver uma coluna de fogo os levando todas as noites, pragas terríveis acabando com o Egito sem afetá-los, e muitos outros milagres e se esquecerem de Deus? Como é possível que pessoas que tiveram uma experiência tão forte e real com Deus acabem mortas no deserto com um coração cheio de descrença e desobediência? A razão é que em seus corações, eles nunca tomaram uma decisão firme de conhecer e crer em Deus, não importa o que viesse.

Se você tivesse vivido nos tempos dos israelitas, você teria sido o único homem em toda a nação que poderia entrar na terra prometida ou você seria como os milhares que duvidavam de Deus e eram instáveis ​​em sua caminhada com Ele?

Na bíblia, encontramos a seguinte frase:

Deus trouxe esta mensagem hoje para te dizer para você não endurecer seu coração em relação a isso:

Se você não decidir firmemente procurar a Deus todos os dias, lendo a Bíblia e orando, nunca conhecerá Deus com uma experiência pessoal ou irá crescer a sua fé e cumprir o propósito para o qual Ele te chamou.

Não importa quantas cultos você frequenta ou quantos homens de Deus oram por você. Não importa quantas boas obras você faça pelos outros.

 Se Deus é o teu Senhor, você precisa fazer a vontade dEle. Se não ler a Bíblia procurando conhecer a Ele, como espera fazer e entender a vontade dEle para a sua vida? A Bíblia e a oração diária são o começo de uma vida ligada a Deus, a falta de leitura e oração é o começo de um caminho que leva a um coração frio e endurecido. Como você quer ter o teu coração?

Se Deus te mostrou que você não O tem buscado, faça uma oração neste momento para se arrepender e pedir sua ajuda! Mas ore com todas as suas forças, peça a Ele que te dê coragem para seguir a Ele. Peça a Ele que te dê Sua graça para fazer a Sua vontade. Peça a Ele que te dê a inteligência espiritual para entender a Bíblia quando a ler. Peça que Ele se lembre de você todos os dias através de seu Espírito Santo para ler a Bíblia e orar. Mas pergunte com todo o seu coração! Deixe um anseio por Ele nascer dentro de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.